Nacional de Parques: A melhor ideia da América – Palavras de Inspiração

Music My Blog

Em 1872, o presidente dos Estados Unidos Ulysses Grant assinou um projeto de lei designando Yellowstone como o primeiro Parque Nacional. Na realidade, foi o primeiro no mundo. Essa ideia se tornou um grande conceito, o de preservar locais naturais de extrema beleza e importância. A ideia deu certo, e nos próximos 44 anos, outros 34 parques e monumentos, junto com uma agência para mantê-las, foram criados. Hoje, aqui no Parque Nacional de Yellowstone, celebramos o que o autor e ambientalista

Wallace Stegner chamou de “a melhor ideia que a América já teve”.

“Absolutamente americano e democrático”, Stegner escreveu, “os parques nacionais refletem o melhor de nós”. Para uma nação relativamente nova buscando distinguir-se do resto do mundo, os parques nacionais ajudaram a dar à América uma identidade cultural. A Europa tinha seus castelos e palácios, todos os símbolos da monarquia, e os Estados Unidos tinha a incrível beleza natural em uma escala épica, um Grand Canyon; gêiseres incríveis; majestosas manadas de bisões, alces e outros animais selvagens; e as maiores árvores do mundo, todos os símbolos das grandes aspirações de seu povo.

O Serviço Nacional de Parques mantém 409 locais espalhados por mais de 84 milhões de hectares em todos os 50 estados, o Distrito de Columbia e vários territórios dos EUA. Anualmente, milhões de visitantes desfrutam a beleza que o homem não criou, mas pôde preservar.

Stephen Mather, o primeiro diretor do Serviço Nacional de Parques, declarou que eles foram criados para que todos os desfrutem. “A visita inspira amor à pátria; gera contentamento; causa o orgulho de ser dono; contém o antídoto para ansiedade (…) Aquele que visita os parques nacionais se torna um melhor cidadão com um apreço mais aguçado pelo privilégio de viver aqui. Os parques não pertencem a um estado”, disse ele. “Eles pertencem a nação, e cada cidadão tem um interesse investido”.

Lugares magníficos como Yellowstone e outros parques nacionais na América inspiram admiração e reverência. Eles nos levam a um tempo onde havia muito pouco entre nós e a natureza. Eles são mais do que trilhas e acampamentos, mais do que a vida selvagem e vistas panorâmicas. Eles são o senso comum de nossa nação.

Episódio 4632. Transmitido em 24 de junho de 2018.